Os tomates são um dos alimentos mais versáteis que existem na culinária. Doces, suculentos e deliciosos eles podem ser apreciados em massas, saladas, sopas, ensopados, e muitos dos seus pratos favoritos.
Um tomate inteiro médio contém cerca de 22 calorias, 0 gramas de gordura, 5 gramas de carboidratos, 1 grama de fibra dietética, 1 grama de proteína e 6 miligramas de sódio. Ele também fornece 40% da dose diária recomendada de vitamina C e 20% de vitamina A. Mas isso não é tudo!
Vejamos o que faz do tomate uma escolha extremamente saudável.
Reduz o risco de câncer de mama: os tomates são ricos em uma coleção de fitonutrientes chamados carotenoides. Segundo uma pesquisa apresentada no Journal of the National Cancer Institute, os carotenoides, incluindo alfa-caroteno, betacaroteno, luteína, zeaxantina e licopeno, ajudam a reduzir o risco de câncer de mama.
Ótimo para os diabéticos: estudos mostram que o licopeno (encontrado no tomate) pode ajudar a restaurar o equilíbrio bioquímico em diabéticos.
Fortalece o sistema imunológico: excelente fonte de vitamina C, o tomate pode ajudar a manter seu sistema imunológico forte.
Diminui o risco de doença cardíaca: o tomate, quando consumido regularmente, pode reduzir o risco de doença cardíaca em 29%. Além disso, eles colaboram para diminuir o mau colesterol (LDL).
Combate o envelhecimento: o tomate ajuda a combater o envelhecimento e tem propriedades anticancerígenas.
Ajuda a emagrecer: os tomates estimulam a produção de carnitina, um aminoácido que ajuda a acelerar a queima de gordura no corpo em 30%.
Reduz o risco de AVC: dietas ricas em tomate podem ajudar a prevenir o acidente vascular cerebral. Novamente, o licopeno é um dos principais responsáveis por este benefício.
Mantém os ossos fortes: a falta de licopeno na dieta de mulheres que estão no período da menopausa, tem sido associada à osteoporose.
Bom para a visão: por ser rico em betacaroteno, luteína e zeaxantina, o tomate ajuda a melhorar a visão e proteger os seus olhos da degeneração.
Cru ou cozido
O licopeno é melhor absorvido pelo organismo quando o tomate é cozido. No entanto, a vitamina C e outras enzimas são melhor assimilados quando o tomate está cru. Para isso, basta adicionar um pouco de azeite de oliva em seus tomates crus que você irá aumentar significativamente a absorção de licopeno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário